John Vidal, editor de meio ambiente do jornal ingles The Guardian, está fazendo uma viagem pelas regiões de geleiras dos Andes, de onde seguirá para a Amazônia. Trata-se de uma reportatem em estilo inovador de apresentação.
Nela, pode-se VER como estão ocorrendo conflitos pela água, em particular em Espinar, no Peru, com imagens da polícia se defrontando com manifestantes das áreas mais atingidas.
O governo de Espinar informou a John Vidal que já sobem a 5.000 os conflitos pela água, dos quais 50 terminaram em violência.
Nestor Cuti, um líder dos camponeses locais, afirma que as guerras pela água começaram: “nós não teremos mais água em 10 ou 15 anos”.
O governo central quer levar a água de Espinar para fazendeiros mais poderosos, e a população de Espinar protesta. Os problemas já se estendem a Cuzco, onde falta água 6 horas por dia. As imagens são bastante chocantes.
No Ecuador, grandes geleiras se reduziram em 40% ao longo de uma única geração. E esse processo tende a se acelerar. Além de regular a temperatura, os glaciais fornecem a água que abastece as populações, assegura a irrigação necessária à produção de alimentos e a geração de eletricidade na Colômbia, na Bolívia, no Peru e no Equador.
“A população terá que se adaptar às mudanças” – afirma John Vidal.
Ainda que a narração seja apenas em inglês, as imagens dos vídeos falam por si só. Elas podem ser vistas em The Guardian – John Vidal, clicando-se nos péquenos símbolos vermelhos em formato de losango.
Vamos ver o que John Vidal mostrará sobre a Amazônia, nos próximos dias, enquanto em Cancun o naufrágio anunciado do encontro mundial sobre mudanças climáticas já mostrou que tudo se limitará a um passeio turístico, eom alguns eventuais “acordos” midiáticos que logo serão deixados de lado.