Até os jornalistas leigos já perceberam que a historinha dos “nutrientes” que geram florações naturais de algas” é conversa para boi dormir, e se perguntam: “esses nutrientes vêm de onde?”.
A fotografia de Tiago Matias é clara, e os comentários da repórter da CBN terminam de forma irônica: “tem nutrientes na água”. Parabéns a ambos!
E aí, alguém vai ser multado, já que a a “Nova” CEDAE não fez a manutenção preventiva de sua elevatória? Se fosse uma indústria, certamente seria multada, ainda que a multa fosse depois transformada em “compensação ambiental” direcionada para algo sem qualquer relação com o ocorrido e a ser executado por alguma ONG amiga.
Mas, afinal, nessa “ação entre amigos” a maior responsável pela poluição das praias cariocas nunca é responsabilizada. É bem mais fácil falar dos usuários das praias que nela deixam o seu lixo (o que, é claro, também merece toda a censura).
Em Brasília, pelo menos o órgão ambiental do DF anunciou que multaria o Palácio do Planalto pelo vazamento de óleo que atingiu o lago Paranoá. Se multou, em quanto, e se a multa será paga, é outro assunto!
E aqui? Mais esgoto para ser lançado sem qualquer tratamento através do emissário de Ipanema?
Ah – afinal, essas tais obras mencionadas na reportagem da CBN já foram anunciadas no passado com término previsto para dezembro de 2013. Vale conferir no link.
***
No próximo artigo deste blog, o que dizem a Constituição do Estado do Rio de Janeiro sobre lançamentos costeiros por concessionárias de serviços públicos de água e esgoto, e a lei que regulamenta esse dispositivo.