-- Download O que é essencial? as PDF --
Sair proibindo e cafetinando o medo, como faziam os inquisidores, é fácil. O difícil é pensar. O que é “essencial”?
Os serviços médicos, é claro. Mas além de profissionais da área médica e seus equipamentos de proteção, eles requerem todas as equipes de suporte e, pegando dois exemplos ao acaso, da tecnologia da informação ao papel. Isso significa que a fabricação de peças de computadores e todos os serviços de internet e TI em geral não podem parar.
Por seu lado, os hospitais necessitam de tubos plásticos, cilindros de oxigênio e atividades de produção e distribuição desse oxigênio, que não podem parar.
São essenciais os serviços de água e esgoto. Ah, sim. Mas tais serviços requerem produtos químicos – sulfato de alumínio, cloro – cujo abastecimento não pode parar, desde as fábricas até o transporte.
É essencial a coleta de lixo, que requer trabalhadores e veículos. Então, é essencial a manutenção desses veículos, com as imprescindíveis peças de reposição que saem de fábricas que devem estar trabalhando.
O transporte – público e privado – é essencial para que equipes médicas e de todas as atividades acima citadas. E transporte significa auto-peças, pneus, oficinas mecânicas, e a fabricação de tudo isso. Se faltarem meras velas, os veículos não funcionam!
É essencial a produção de alimentos. Mas os inquisidores não sabem como se dá a produção de alimentos, jamais pensaram como podem aprimorar a produção de verduras com meras estufas para evitar as quedas de temperatura nas serras. Nada, zero! Não sabem como se dá o transporte de alimentos perecíveis, jamais estimularam o uso de caminhões refrigerados, nunca foram a uma central de abastecimento para ver quantos lá trabalham, e que precisam ter peças de reposição – incluindo pneus – para que os alimentos cheguem aos consumidores finais. E isso significa, mais uma vez, fábricas trabalhando com a presença física de funcionários.
O mesmo se dá com a indústria de aviação! Não podem paralisar todas as suas atividades e continuar a transportar produtos como sais básicos, antibióticos e outros medicamentos de um país a outro (toda ou quase toda a produção européia de antibióticos encontra-se na Índia ou na China, porque assim fizeram as indústrias do setor, em busca de mão de obra mais barata).
Reduzir o mundo à medicina é fácil, até mesmo para os que não prestaram nenhuma atenção a ela. Como é fácil! Acham que o povo não percebe, têm neurônios escassos, ou são meros oportunistas?
***
Essa é uma excelente oportunidade para que todos comecem a pensar em planos de segurança alimentar, segurança hídrica e segurança energética, além da óbvio segurança da saúde pública.
***
Mesmo os helicópteros usados de maneira espetaculosa com fins de marketing político para retirar um casal da praia precisam de manutenção e peças de reposição.